Os esquemas de contraponto na música brasileira do Antigo Regime: o caso dos 6 Responsórios Fúnebres de João de Deus do Castro Lobo
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v18i2.51175Palavras-chave:
Schemata, Música brasileira, Castro Lobo, Musicologia, Teoria musicalResumo
O presente artigo demonstra o uso de esquemas de contraponto (schematae) pertencentes à teoria musical em voga no período compreendido entre séculos XVIII e início do XIX, o chamado Estilo Galante, nos 6 Responsórios Fúnebres de João de Deus do Castro Lobo (1794-1832).
Downloads
Referências
BYROS, Vasili. Topics and harmonic schemata: a case from Beethoven. In: The Oxford Handbook of Topics. New York: Oxford/OUP, 2014. pp. 381-414.
CANO, Ruben Lopez. Musica y retorica en el barroco. Barcelona: Amalgama, 2012.
CASTAGNA, Paulo et al. Acervo da Música Brasileira: música fúnebre. Belo Horizonte: Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, v. IX, 2003.
_________________. João de Deus de Castro Lobo: vida e obra. [São Paulo]: Rádio Cultura de São Paulo, 20.abr.2013. Programa Manhã Cultura. Entrevista concedida à Ligiana Costa. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=npVOPoXP6Qc>. Acesso em: 21.jul.2017.
_________________. Produção musical e atuação profissional de João de Deus de Castro Lobo (1794 -1832): do desaparecimento de seus autógrafos à transmissão de sua música pelas redes sociais. Opus, Porto Alegre, v.18, n. 1, pp. 20-25, jun. 2012. Disponível em: <http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/174>. Acesso em: 21.jul.2017.
CASTAGNA, Paulo (Org.); MONTEIRO, Maurício Mário. João de Deus de Castro Lobo. Belo Horizonte, 2011. Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro, v. 5. Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/322783694/Patrimonio-Arquivistico-Musical-Mineiro-v-5-Joao-de-Deus-de-Castro-Lobo-2011-pdf>. Acesso em: 21.jul.2017.
DONINGTON, Robert. The interpretation of early music. London: Faber, 1991.
GJERDINGEN, Robert. Music in the galant style. New York: Oxford University Press, 2007.
___________________. A classic turn of phrase: music and the psychology of convention. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1988.
LOBO, João de Deus do Castro. Seis responsórios fúnebres, In: Música Fúnebre. Coordenação Musicológica: Paulo Castanha/Coordenação editorial: Carlos Alberto Figueiredo. Belo Horizonte: Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, 2003.
MCCLELAND, Clive. Ombra: supernatural music in the eighteenth century. Plymouth: Lexington Books, 2012.
MIRKA, Danuta. The Oxford handbook of topics. New York: Oxford/OUP, 2014.
MITCHELL, Nate. The volta: a galant gesture of culmination. Philadelphia: Music Theory Society of the Mid-Atlantic, 2016. Disponível em: . Acesso em: 22.maio.2017.
RICE, John. Adding to the galant schematicon: The Lully. Kassel: Bärenreiter, Mozart-Jahrbuch, 2015. Disponível em: <http://www.academia.edu/7783771/Adding_to_the_Galant_Schematicon_The_Lully>. Acesso em: 18.maio.2017.
_________. The Heartz: a galant schema from Corelli to Mozart. Music Theory Spectrum 37. Disponível em: <http://mts.oxfordjournals.org/content/early/2014/09/24/mts.mtu016>. Acesso em: 24.maio.2017
TRILHA NETO, Mário Marques. Teoria e prática do baixo contínuo em Portugal (1735-1820). Tese de Doutorado. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, 2011. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2011. 419 p.