Paradigmas teóricos sobre a performance musical na cultura popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v18i2.50928

Palavras-chave:

Performance musical, Paradigmas teóricos, Cultura popular

Resumo

Este artigo discute algumas dimensões epistemológicas sobre performance musical articulando perspectivas dos estudos da performance e da etnomusicologia. Para isso, tomo como base uma vasta pesquisa bibliográfica nesses campos, reunindo perspectivas teóricas e abordagens etnográficas à partir de uma revisão bibliográfica de estudos etnomusicológicos brasileiros sobre cultura popular. Os resultados destacam um contexto epistemológico bem definido, envolvendo três abordagens teóricas recorrentes para compreender as práticas musicais da cultura popular [performance reflexiva, generativa e de resistência]. Com isso, defendo que as bases epistemológicas dos estudos da performance têm orientado as perspectivas teórico-metodológicas e gerado paradigmas etnomusicológicos sobre a performance musical na cultura popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil, fabiomusica_fe@yahoo.com.br

Referências

ABRAHAMS, Roger D. Everyday life: a poetics of vernacular practices. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2011.

AUSTIN, John Langshaw. How to do things with words. Cambridge: Harvard University Press, 1975.

BASTOS, Juliana Carla. A performance musical do Clube do Choro da Paraíba. 2010. 125 f. Dissertação de mestrado em Música – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.

BAUMAN, Richard. Folklore, cultural performances, and popular entertainments: a communications-centered handbook. New York: Oxford University Press, 1992.

______. Fundamentos da performance. Sociedade e Estado, n. 3. v. 29, p. 727-746, dez 2014.

______. Verbal Art as Performance. American Anthropologist, v. 77, n. 2, p. 290-311, 1975.

______; BRIGGS, Charles. Poética e Performance como perspectivas críticas sobre a linguagem e a vida social. Ilha Revista de Antropologia, v. 8, n. 1,2, p. 185-229, 1 jan. 2006.

BÉHAGUE, Gerard. Performance practice. Westport: Greenwood Press, 1984.

______. Review of Why Suya Sing. A Musical Anthropology of an Amazonian People. Latin American Music Review, v. 9, n. 2, p. 260-272, 1988.

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Rio de Janeiro: Vozes, 1991.

BLACKING, John. The study of man as music-maker. In: BLACKING, JOHN; KEALIINOHOMOKO, JOANN W. The Performing Arts: Music and Dance. Paris, New York: Walter de Gruyter, 1979. .

BLAU, Jnan. Transcultural Music Review. More than “just” music: four performative topoi, the phish phenomenon, and the power of music in/and performance, v. 13, n. SIBE, 2009. Disponível em: <http://www.sibetrans.com/trans/trans13/art02.htm>. Acesso em: 12 set. 2010.

BORBA, Rodrigo. A linguagem importa? Sobre performance, performatividade e peregrinações conceituais. Cadernos Pagu, n. 43, p. 441-474, dez. 2014.

BUCHANAN, Donna A. Soundscapes from the Americas: ethnomusicological essays on the power, poetics, and ontology of performance. Burlington: Ashgate Publishing, Ltd., 2014.

BUTLER, Judith. Bodies that matter: on the discursive limits of sex. New York: Routledge, 2011.

______. Excitable speech: a politics of the performative. New York: Routledge, 2013.

CARLSON, Marvin A. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

DAWSEY, John C. O teatro dos “bóias-frias”: repensando a antropologia da performance. Horizontes Antropológicos, v. 11, n. 24, p. 15-34, dez. 2005.

______. Sismologia da performance: ritual, drama e play na teoria antropológica. Revista de Antropologia, v. 50, n. 2, p. 527-570, 1 dez. 2007.

______. Turner, Benjamin e Antropologia da Performance: O lugar olhado (e ouvido) das coisas. CAMPOS - Revista de Antropologia Social, v. 7, n. 2, 2006. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/campos/article/view/7322>. Acesso em: 2 nov. 2015.

FELD, Steven. Sound and sentiment: birds, weeping, poetics, and song in Kaluli expression. 3. ed. Durhan, London: Duke University Press, 2012.

FERREIRA, Francirosy. Pensar/fazer: uma antropologia da performance. Conception, v. 1, n. 1, 18 dez. 2012. Disponível em: <http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/ppgac/article/view/55>. Acesso em: 5 out. 2014.

GEERTZ, Clifford. Local knowledge: further essays in interpretive anthropology. New York: Basic Books, 2008.

______. The interpretation of cultures: selected essays. New York: Basic Books, 1973.

GIORDANI, Ary. Mbaraka: metonímia musical Mbya. 2009. 179 f. Dissertação de mestrado em Música – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

GOFFMAN, Erving. The presentation of self in everyday life. Harmondsworth: Penguin, 1990.

HERNDON, Marcia. Review of Performance Practice: Ethnomusicological Perspectives, Gerard Béhague. Ethnomusicology, v. 30, n. 2, p. 346-347, 1986.

HYMES, Dell. Breakthrough into performance. In: BEM-AMOS, Dan; GOLDSTEIN, Kenneth S. Folklore: performance and communication. Mouton: The Hague, The Netherlands, 1975. p. 11-74.

LANGDON, Esther Jean. Performance e sua diversidade como paradigma analítico: a contribuição da abordagem de Bauman e Briggs. Antropologia em primeira mão, n. Programa de Pós Graduação em Antropologia Social, UFSC, p. 5-26, 2007.

LUCAS, Maria Elizabeth. Apresentação. Horizontes Antropológicos, v. 11, n. 24, p. 7-11, dez. 2005.

MERRIAM, Alan P. The anthropology of music. Northwestern University Press: Evanston, Illinois, 1964.

MORÍN, José R. L. The Legacy of Américo Paredes. Colege Station: Texas A&M University Press, 2006.

PIMENTEL, Danieli dos Santos; FARES, Josebel Akel. A performance em Paul Zumthor. In: SEMANA DE EXTENSÃO, PESQUISA E PÓS - GRADUAÇÃO - SEPESQ, 10, 2014, Porto Alegre. Porto Alegre: UniRitter, 2014. p. 1-8.

RIBEIRO, Fábio Henrique Gomes. Performance Musical dos Ternos de Catopês de Bocaiuva - MG. 2011. Dissertação de mestrado em Música – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

______. Música e religião: interfaces na produção da performance. Opus, v. 19. p. 243-268, 2013.

______. A particularidade universal da performance musical: articulações entre o global e o local nos Catopês em Bocaiuva-MG. DEBATES (UNIRIO), v. 19, p. 112-135, 2017.

______. Performance musical na cultura popular contemporânea de João Pessoa. 2017. Tese de doutorado em Música – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.

ROSA, Laila. As juremeiras da nação Xamba (Olinda, PE): mulheres, religião, música e poder. 2009. Tese de doutorado em Música – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

ROYCE, Anya Peterson. Anthropology of the performing arts: artistry, virtuosity, and interpretation in cross-cultural perspective. New York: Rowman Altamira, 2004.

SCHECHNER, Richard. Between theater and anthropology. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1989.

______. Performance studies: an introduction. 2. ed. New York: Routledge, 2006.

______. Performance theory. New York: Routledge, 2003.

______. The future of ritual. New York: Routledge, 1995.

______et al. Special Issue on Performance Studies. Rupkatha Journal on Interdisciplinary Studies in Humanities. 2. ed. Kolkata: Rupkatha, 2013.

SEEGER, Anthony. Por que cantam os Kisêdjê. São Paulo: Cosac Nayf, 2015.

SILVA, Rubens Alves Da. Entre “artes” e “ciências”: a noção de performance e drama no campo das ciências socias. Horizontes Antropológicos, v. 11, n. 24, p. 35-65, dez. 2005.

SINGER, Milton. Traditional India: Structure & Change. Philadelphia: American Folklore Society, 1959.

TURINO, Thomas. Moving Away from Silence: Music of the Peruvian Altiplano and the Experience of Urban Migration. Chicago: University of Chicago Press, 2010.

______. Music as social life: the politics of participation. Chicago: University of Chicago Press, 2008a.

______. Music in the Andes: experiencing music, expressing culture. New York, Oxford: Oxford University Press, 2008b.

______. Nationalists, cosmopolitans, and popular music in Zimbabwe. Chicago: University of Chicago Press, 2008c.

TURNER, Victor W. Dewey, Dilthey e Drama: um ensaio em antropologia da experiência (primeira parte), de Victor Turner. Cadernos de Campo (São Paulo, 1991), v. 13, n. 13, p. 177-185, 30 mar. 2005. Tradução Herbert Rodrigues.

______. From ritual to theatre: the human seriousness of play. New York: PAJ, 1996.

______. The anthropology of performance. New York: PAJ, 1988.

______. The ritual process. New Brunswick: Transaction, 2009.

VOLPE, Maria Alice. O legado de Gerard Béhague (1937-2005). Revista Brasileira de Música, PPGM/UFRJ, v. 23, n. 1, 2010.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução Jerusa Pires Ferreira; Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Downloads

Publicado

2018-12-07

Como Citar

HENRIQUE GOMES RIBEIRO, F. Paradigmas teóricos sobre a performance musical na cultura popular. Música Hodie, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 270–285, 2018. DOI: 10.5216/mh.v18i2.50928. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/50928. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos