Paradigmas teóricos sobre a performance musical na cultura popular

Autores

  • Fábio Henrique Gomes Ribeiro Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil, fabiomusica_fe@yahoo.com.br http://orcid.org/0000-0002-1398-3494

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v18i2.50928

Palavras-chave:

Performance musical, Paradigmas teóricos, Cultura popular

Resumo

Este artigo discute algumas dimensões epistemológicas sobre performance musical articulando perspectivas dos estudos da performance e da etnomusicologia. Para isso, tomo como base uma vasta pesquisa bibliográfica nesses campos, reunindo perspectivas teóricas e abordagens etnográficas à partir de uma revisão bibliográfica de estudos etnomusicológicos brasileiros sobre cultura popular. Os resultados destacam um contexto epistemológico bem definido, envolvendo três abordagens teóricas recorrentes para compreender as práticas musicais da cultura popular [performance reflexiva, generativa e de resistência]. Com isso, defendo que as bases epistemológicas dos estudos da performance têm orientado as perspectivas teórico-metodológicas e gerado paradigmas etnomusicológicos sobre a performance musical na cultura popular.

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Biografia do Autor

Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil, fabiomusica_fe@yahoo.com.br

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Publicado

07-12-2018

Como Citar

Henrique Gomes Ribeiro, F. (2018). Paradigmas teóricos sobre a performance musical na cultura popular. Revista Música Hodie, 18(2), 270–285. https://doi.org/10.5216/mh.v18i2.50928

Edição

Seção

Artigos