DOIS OLHARES DIVERGENTES SOBRE A CULTURA DE MASSA
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v8i1.4565Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre criação e recepção musical na cultura de massa, a partir de dois ensaios contrastantes. O primeiro deles, “Sobre Música Popular” (1941), de Theodor Adorno (1903-1969), é um clássico da musicologia. O segundo texto, “A Produção do Sucesso: uma Anti-Musicologia da Canção Pop” (1983), de autoria de Antoine Hennion (1952-), trata da música pop do ponto de vista da produção musical. Ambos abordam aspectos ligados à criação, transmissão e recepção musical. Os autores identificam, cada um a seu modo, os interesses das agências, as estratégias de promoção e as características fundamentais do ouvinte de música popular. Os próprios autores, por sua vez, têm modos radicalmente diferentes de se relacionar com esta música, diferença que se reflete nos textos em questão. Tal diferença denota, ainda, uma transformação substancial nos estudos musicológicos ao longo do século XX.Palavras-chave: Cultura de Massa; Adorno; Hennion.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2008-08-16
Como Citar
SAUERBRONN DE BARROS, G. DOIS OLHARES DIVERGENTES SOBRE A CULTURA DE MASSA. Música Hodie, Goiânia, v. 8, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/mh.v8i1.4565. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/4565. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos