REFLEXÕES SOBRE INTERPRETAÇÕES MUSICAIS DE ESTUDANTES DE PIANO E A COMUNICAÇÃO DE EMOÇÕES

Autores

  • Cristina Capparelli Gerling, Regina Antunes Teixeira dos Santos e Catarina Domenici

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v8i1.4561

Resumo

A preparação e interpretação dos primeiros 28 compassos do Prelúdio em fá menor (BWV 881) de J. S. Bach por parte de estudantes de graduação e pós-graduação em piano foram acompanhadas através de uma série de atividades tais como estímulos visuais e aurais de obras de arte barroca, de literatura e da Teoria dos Afetos; apreciação de emoções percebidas em trechos de obras vocais e instrumentais de compositores barrocos e apreciação de emoções percebidas na interpretação de pianistas profissionais, com o objetivo de provocar reflexão contextualizada sobre aspectos da comunicação da emoção de uma obra do início do século XVIII. O modelo circumplexo de Russell (1980) foi utilizado como uma ferramenta para padronizar a terminologia empregada na coleta dos dados. De acordo com relato dos estudantes, as intenções primárias residem em elementos simbólicos, seguido de técnico-instrumentais e analíticos. Projeção intencional da expressão emocional não parece surgir nesse curto período de preparação.
Palavras-chave: Emoção/expressão; Percepção; Escuta/apreciação musical; Execução musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-08-16

Como Citar

REGINA ANTUNES TEIXEIRA DOS SANTOS E CATARINA DOMENICI, C. C. G. REFLEXÕES SOBRE INTERPRETAÇÕES MUSICAIS DE ESTUDANTES DE PIANO E A COMUNICAÇÃO DE EMOÇÕES. Música Hodie, Goiânia, v. 8, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/mh.v8i1.4561. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/4561. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos