O Método Suzuki e o folclore brasileiro: proposta de uma abordagem de ensino para os instrumentos de cordas

Autores

  • Gláucia de Andrade Borges

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v16i2.45340

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de ensino para os instrumentos de cordas que incorpore a abordagem pedagógica de Shinichi Suzuki e a utilização de canções folclóricas brasileiras e, para complementá-la, os princípios de bom uso do corpo defendidos por Paul Rolland. Aspectos relacionados ao ensino de cordas no Brasil, às metodologias de ensino de Suzuki e de Rolland e os benefícios da inclusão do folclore brasileiro na instrução básica serão discutidos sucintamente. O material pedagógico e as etapas das pesquisas realizadas que o geraram serão descritos. Pressupõe-se que a aplicação dessa proposta poderá facilitar a assimilação do conteúdo técnico-musical e dos mecanismos básicos do instrumento. Palavras-chave: Ensino dos instrumentos de cordas; Folclore brasileiro; Método Suzuki; Paul Rolland. The Suzuki

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Publicado

2017-02-13

Como Citar

BORGES, G. de A. O Método Suzuki e o folclore brasileiro: proposta de uma abordagem de ensino para os instrumentos de cordas. Música Hodie, Goiânia, v. 16, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/mh.v16i2.45340. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/45340. Acesso em: 2 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos