Prelúdios ou estudos: dualidade nos prelúdios para violino solo de Flausino Vale

Autores

  • Hermes Cuzzuol Alvarenga
  • Paulo Leniuson Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v16i2.45272

Resumo

Este artigo busca qualificar o uso dos 26 Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino Só, de Flausino Vale, como estudo técnico violinístico. Esta análise foi baseada em metodologia fundamentada primariamente na recorrência e na homogeneidade da apresentação dos fundamentos técnicos em cada prelúdio. Concluiu-se que Vale não concebeu os prelúdios com objetivo didático que posteriormente e, em parte, foi ensejado pelo alcance público desta obra durante sua vida. Concluiu-se ainda que os prelúdios selecionados são importantes como material didático não só pelo que representam sob o ponto de vista violinístico, mas também por sua associação com a linguagem musical brasileira. Palavras-chave: Flausino Vale; Prelúdios para violino solo; Música brasileira para violino.

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Publicado

2017-02-13

Como Citar

ALVARENGA, H. C.; RIBEIRO, P. L. Prelúdios ou estudos: dualidade nos prelúdios para violino solo de Flausino Vale. Música Hodie, Goiânia, v. 16, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/mh.v16i2.45272. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/45272. Acesso em: 1 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos