Análise e aplicações do método Milanov para violino

Autores

  • Paula Farias Bujes

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v16i2.45248

Resumo

O propósito deste artigo é revelar o método para violino do educador búlgaro Trendafil Milanov (1909- 1999). Para isso, apresento os resultados de um estudo qualitativo composto de coleta de dados por meio de técnicas etnográficas diversas. Os temas de pesquisa, confirmados pela análise do método, revelaram seus principais aspectos. O método desenvolve uma ótima noção da geografia do espelho do violino e utiliza a rotação do antebraço como ferramenta essencial para a produção sonora do estágio inicial ao avançado. O uso de canções búlgaras como material musical reciclado é uma das estratégias pedagógicas evidenciadas, acompanhada pelo constante estímulo do senso de autonomia do aluno. Estes resultados revelam um método para violino pouco conhecido e contribuem para a pesquisa no âmbito da pedagogia do violino. Palavras-chave: Pedagogia da performance; Ensino do instrumento; Pedagogia do violino; Método Milanov; Escola franco-belga; Mudança de posição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Como Citar

FARIAS BUJES, P. Análise e aplicações do método Milanov para violino. Música Hodie, Goiânia, v. 16, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/mh.v16i2.45248. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/45248. Acesso em: 3 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos