Revisitando Justificativas para a Educação Musical: uma Discussão sobre o Ensino de Música Focado no Desenvolvimento Extramusical

Autores

  • Caroline Caregnato

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v13i2.28011

Resumo

Os efeitos da educação musical sobre o desenvolvimento da motricidade, da cognição e da sociabilização são constantemente anunciados como argumentos a favor do ensino de música. Recentemente, argumentos desse gênero ganharam espaço na internet através da divulgação de uma imagem contendo “10 motivos para você estudar música”. Neste artigo buscamos discutir a validade científica de três desses “motivos” e também o uso de argumentos desse gênero como justificativa para a educação musical. Através de uma revisão de literatura focada sobre estudos de transferência, pudemos observar que os 3 “motivos” analisados não possuem fundamentação científica suficientemente consolidada que deponha a seu favor, e também são argumentos frágeis já que não outorgam à música efeitos que não possam ser obtidos por outras disciplinas escolares, e ainda demandam do professor o domínio de habilidades extra pedagógicas. Palavras-chave: Estudos de transferência; Justificativas para o ensino de música; Desenvolvimento da motricidade; Desenvolvimento cognitivo; Desenvolvimento da sociabilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-01-22

Como Citar

CAREGNATO, C. Revisitando Justificativas para a Educação Musical: uma Discussão sobre o Ensino de Música Focado no Desenvolvimento Extramusical. Música Hodie, Goiânia, v. 13, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/mh.v13i2.28011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/28011. Acesso em: 14 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos