SOBRE A QUESTÃO DE PEQUENAS ALTERAÇÕES NA REALIZAÇÃO DAS PARTES DE CONTRABAIXO DE BEETHOVEN

Autores

  • Stuart Sankey e Fausto Borém

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v6i2.2297

Resumo

Estudo aplicado sobre problemas pontuais nas partes sinfônicas do contrabaixo, gerados pela escrita não idiomática de Beethoven. Inclui análise e alternativas de performance para trechos problemáticos do contrabaixo nas nove Sinfonias, no Concerto para Piano N.4, na Abertura Leonora N.3 e na Abertura Consagração da Casa. Especificamente, discute 33 excertos musicais relacionados à tessitura do instrumento, oitavação/compressão/mudança de intervalos, arcadas, dinâmicas, andamentos, divisi com violoncelos e dentro naipe de contrabaixos, omissão de ornamentos, ligaduras de expressão, afinação das cordas e ponto de contato do arco nas cordas do contrabaixo.
Palavras-chave: Beethoven; Contrabaixo; Música orquestral; Composição musical; Práticas de performance musical; Escrita idiomática.

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Publicado

2007-11-07

Como Citar

FAUSTO BORÉM, S. S. e. SOBRE A QUESTÃO DE PEQUENAS ALTERAÇÕES NA REALIZAÇÃO DAS PARTES DE CONTRABAIXO DE BEETHOVEN. Música Hodie, Goiânia, v. 6, n. 2, p. 11–34, 2007. DOI: 10.5216/mh.v6i2.2297. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/2297. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos