O Discurso Musical Controverso de Francesco Geminiani Revelado em suas Sonatas Op. V

Autores

  • Teresa Cristina Rodrigues Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v9i3-Esp.22005

Resumo

Francesco Geminiani (1687-1762) nascido em Lucca, Itália, transferiu-se para Londres ainda jovem onde trabalhou como compositor e professor de violino. As seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue Op. V (1746) de sua autoria foram publicadas em Paris, 1746; período marcado por discussões acirradas sobre o gosto das diferentes vertentes musicais em voga: barroco, galante, estilos nacionais – francês e italiano, Goûts-Reunis – fusão dos estilos Francês e Italiano – estilo imitativo e estilo expressivo, entre outros. Geminiani foi alvo de inúmeras críticas por revelar em suas composições, um estilo que não correspondia às expectativas dos mais eminentes críticos ingleses daquela época. Este artigo apresenta as características composicionais do discurso musical empregado por Geminiani nas sonatas Op. V, relacionando-as às principais vertentes estilísticas da época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-01-03

Como Citar

CRISTINA RODRIGUES SILVA, T. O Discurso Musical Controverso de Francesco Geminiani Revelado em suas Sonatas Op. V. Música Hodie, Goiânia, v. 9, n. 3-Esp, 2013. DOI: 10.5216/mh.v9i3-Esp.22005. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/22005. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos