Demonstração Inicial da Aplicação da Quinta Categoria Analítica de Joachim Burmeister em Lamentatio Prima Primi Diei (Lamentationes Hieremiae Prophetae à 5 – München 1585) de Orlando Di Lasso

Autores

  • Áurea Helena de Jesus Ambiel

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v9i3-Esp.21993

Resumo

O conteúdo desta palestra é parte integrante de uma pesquisa de doutorado, que tem como proposta analisar na íntegra a obra supracitada de Lasso, empregando uma terminologia de época. Para tanto, o trabalho está baseado principalmente no tratado Musica Poetica (1606)1 de Joachim Burmeister, tradução de Benito V. Rivera (Musical Poetics, 1993)2. Burmeister foi um grande pioneiro no estudo e na aplicação das figuras retóricas em música. Neste tratado, o autor utiliza a obra In me transierunt de Lasso, como objeto de análise retórica e distingue cinco áreas de investigação. O objetivo desta palestra é demonstrar o procedimento empregado pelo teórico na sua quinta categoria analítica, ou seja, na “divisão da peça em afetos ou períodos” (BURMEISTER [1606], 1993, p. 201), utilizando partes da Lamentatio Prima Primi Diei (Feria Quinta In Coena Domini) de Lasso. Para isto, é necessário conhecer inicialmente as figuras retórico- musicais e aprender a identificá-las na obra. Como resultado da pesquisa, espera-se oferecer subsídios analíticos que possam contribuir para uma interpretação mais segura e historicamente fundamentada. Palavras-chave: Lasso; Burmeister; Figuras retórico-musicais; Musicologia histórica; Análise musical.

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Publicado

2013-01-02

Como Citar

HELENA DE JESUS AMBIEL, Áurea. Demonstração Inicial da Aplicação da Quinta Categoria Analítica de Joachim Burmeister em Lamentatio Prima Primi Diei (Lamentationes Hieremiae Prophetae à 5 – München 1585) de Orlando Di Lasso. Música Hodie, Goiânia, v. 9, n. 3-Esp, 2013. DOI: 10.5216/mh.v9i3-Esp.21993. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/21993. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos