As Técnicas Estendidas e as Configurações Sonoras em L’opera Per Flauto de Salvatore Sciarrino

Autores

  • Maria Leopoldina Onofre e José Orlando Alves

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v11i2.21753

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever como as técnicas estendidas estão relacionadas com as configurações sonoras nas peças para flauta solo do compositor Salvatore Sciarrino, publicadas no caderno L’Opera per Flauto. Tais técnicas são fundamentais para a compreensão de suas obras. Nessa leitura analítica, partimos das considerações metodológicas do compositor descritas no livro Le Figure della Musica – da Beethoven a oggi, no qual propõe uma metodologia de análise baseada em “figuras sonoras”. Essas figuras sonoras estão presentes também no plano composicional de suas obras, de maneira que interagem na organização do discurso musical. Palavras-chaves: Salvatore Sciarrino. Técnicas estendidas. Flauta solo. Análise quantitativa.

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Publicado

2012-12-19

Como Citar

LEOPOLDINA ONOFRE E JOSÉ ORLANDO ALVES, M. As Técnicas Estendidas e as Configurações Sonoras em L’opera Per Flauto de Salvatore Sciarrino. Música Hodie, Goiânia, v. 11, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/mh.v11i2.21753. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/21753. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos