ANÁLISE DE ALGUNS ASPECTOS RETÓRICO-MUSICAIS DE “DOMINE DEUS, AGNUS DEI” DO GLORIA RV 589 DE ANTONIO VIVALDI
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v6i1.1848Resumo
Nas obras de arte barrocas, a estrutura interna possui um fundamento retórico com o intuito de mover os afetos do público. O sistema retórico-musical consiste na aplicação dos princípios retóricos clássicos à música, os quais objetivam a criação de discursos belos e persuasivos. Este trabalho apresenta uma análise de alguns aspectos retórico-musicais do oitavo movimento – “Domine Deus, Agnus Dei” – do Gloria RV 589 de Antonio Vivaldi. Com a análise, foi possível verificar, na música, as diversas partes do discurso retórico e a presença de figuras retórico-musicais em cada uma delas. A análise exemplifica como os princípios retóricos estão fortemente presentes na música barroca.Palavras-chave: Análise; Gloria RV 589; Música barroca; Retórica; Vivaldi.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2007-11-07
Como Citar
CAROLINA RODRIGUES, A. ANÁLISE DE ALGUNS ASPECTOS RETÓRICO-MUSICAIS DE “DOMINE DEUS, AGNUS DEI” DO GLORIA RV 589 DE ANTONIO VIVALDI. Música Hodie, Goiânia, v. 6, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/mh.v6i1.1848. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/1848. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos