ANÁLISE DE ALGUNS ASPECTOS RETÓRICO-MUSICAIS DE “DOMINE DEUS, AGNUS DEI” DO GLORIA RV 589 DE ANTONIO VIVALDI

Autores

  • Ana Carolina Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v6i1.1848

Resumo

Nas obras de arte barrocas, a estrutura interna possui um fundamento retórico com o intuito de mover os afetos do público. O sistema retórico-musical consiste na aplicação dos princípios retóricos clássicos à música, os quais objetivam a criação de discursos belos e persuasivos. Este trabalho apresenta uma análise de alguns aspectos retórico-musicais do oitavo movimento – “Domine Deus, Agnus Dei” – do Gloria RV 589 de Antonio Vivaldi. Com a análise, foi possível verificar, na música, as diversas partes do discurso retórico e a presença de figuras retórico-musicais em cada uma delas. A análise exemplifica como os princípios retóricos estão fortemente presentes na música barroca.
Palavras-chave: Análise; Gloria RV 589; Música barroca; Retórica; Vivaldi.

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Publicado

2007-11-07

Como Citar

CAROLINA RODRIGUES, A. ANÁLISE DE ALGUNS ASPECTOS RETÓRICO-MUSICAIS DE “DOMINE DEUS, AGNUS DEI” DO GLORIA RV 589 DE ANTONIO VIVALDI. Música Hodie, Goiânia, v. 6, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/mh.v6i1.1848. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/1848. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos