O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos do Brasil: um cenário obscuro de implementação

Autores/as

  • Eduardo C. B. Bittar Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos do Brasil, Educação em Direitos Humanos, Desafios atuais

Resumen

Este artigo traça a história do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos do Brasil (PNEDH, 2006), dentro de um contexto maior de desenvolvimento da Educação em Direitos Humanos na América Latina. O artigo procura, também, traçar as principais etapas de implementação do PNEDH, desde a sua criação, partindo para diagnosticar o cenário histórico atual de perda de direitos e de retrocessos infenso à Educação em Direitos Humanos, procurando-se enumerar, ao final, aqueles que seriam os doze grandes desafios atuais do PNEDH.

Biografía del autor/a

Eduardo C. B. Bittar, Universidade de São Paulo

Professor Associado do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi Membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos – SDH-PR (2008-2010). Foi Presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos – ANDHEP (2007-2010). Foi Coordenador de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, tendo integrado a equipe de implantação da primeira SMDHC da Cidade de São Paulo – SMDHC (2013-2016). Foi Visiting Professor da Università di Bologna (2017), da Université Paris-Nanterre (2018) e do Collège de France (2019). É Membro Titular do Grupo de Pesquisas Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – IEA/ USP. É Membro da ReBEDH. É pesquisador N-2 do CNPq.

Publicado

2021-06-30

Número

Sección

Theoretical Foundations of Human Rights