Violência contra a mulher no brasil e democracia: uma análise da relação da violência contra a mulher por arma de fogo com o crescimento de discursos anti-democráticos
DOI:
https://doi.org/10.5216/lahrs.v4.81291Palavras-chave:
Violência contra a mulher. Discursos anti-democráticos. Patriarcado.Resumo
A violência contra a mulher é uma grave violação aos direitos humanos. Fenômeno complexo, esta modalidade de violência relaciona-se com uma concepção patriarcal de realidade, ocorrendo majoritariamente no espaço privado, onde, em regra, o poder estatal faz-se menos presente, sendo substituído pelo poder masculino. Diante disso, a presente pesquisa possui o seguinte problema: há relação entre a violência contra a mulher por arma de fogo e o crescimento de discursos anti-democráticos no Brasil? Para responder a esse questionamento, far-se-á uma pesquisa quanti-qualitativa, analisando dados acerca da violência contra a mulher por arma de fogo no Brasil durante períodos de recrudescimento de discursos anti-democráticos, em especial durante os anos de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, período em que os discursos anti-democráticos se intensificaram no Brasil. Além disso, a pesquisa realizará análise bibliográfica e documental. Pretende-se ao final do trabalho analisar a relação da violência com arma de fogo contra mulheres com concepções anti-democráticas, ou seja, vislumbrar se as percepções anti-democráticas também ancoram-se em uma concepção violadora de direitos humanos e patriarcal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Latin American Human Rights Studies

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
CC BY (Attribution 4.0 International): This license allows reusers to distribute, adapt, and build upon the material in any medium or format, so long as attribution is given to the creator. The license allows for commercial use. See the full license.