INTERAÇÕES E FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65062

Resumo

O trabalho proposto objetiva apresentar como a produção científica na área de ensino de Ciências e Biologia vem compreendendo a formação conceitual dos alunos e quais interações caracterizam esse processo de aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com caráter descritivo e bibliográfica. Para a análise dos dados foram usados procedimentos de Análise Textual Discursiva (ATD). A partir da análise foi possível identificar as categorias emergentes Interações no Ensino e aprendizagem de conceitos e O papel da mediação no ensino e aprendizagem de conceitos. Os trabalhos consultados trazem o uso da palavra como principal signo mediador da aprendizagem. As interações mais recorrentes apontadas são as entre professor e aluno, aluno e professor e entre pares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Silva de Lourenço, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil, danieladelourenco@hotmail.com

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo/RS. Possui Especialização Lato Sensu em Orientação Educacional pela UFFS, Campus de Cerro Largo/RS. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC, na mesma instituição.

Sandra Maria Wirzbicki, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza, Paraná, Brasil, sandra.wirzbicki@uffs.edu.br

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação nas Ciências e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Atualmente é Professora Adjunta da área de Ensino de Biologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, com atuação nos estágios curriculares supervisionados, metodologia e práticas de Ensino.

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

LOURENÇO, D. S. de .; WIRZBICKI, S. M. . INTERAÇÕES E FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO HISTÓRICO-CULTURAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 357–373, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i1.65062. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65062. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos