Violência contra a criança, educação em direitos humanos e justiça curricular

Autores

  • Branca Jurema Ponce Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, São Paulo, Brasil, tresponces@uol.com.br
  • Juliana Fonseca de Oliveira Neri Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, São Paulo, Brasil, julianafoneri@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-8104-2629

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i2.52511

Resumo

Este artigo aborda as contribuições da Educação em Direitos Humanos na prevenção da violência contra a criança. Destaca a centralidade desta no processo formativo. Põe em foco os compromissos da justiça curricular. Utiliza resultados parciais de uma pesquisa em andamento e registros do eixo Educação Básica do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos - SP. Sugere mais investimentos das instituições públicas e privadas em formações que promovam a reflexão e o exercício de construir relações humanas assumindo postura ética diante da vida social, cultural e política em nível individual, coletivo e organizacional. Destaca a escola como local de estruturação de consciência social e de constituição de sujeitos comprometidos com a promoção de direitos.    

 

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Biografia do Autor

Branca Jurema Ponce, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, São Paulo, Brasil, tresponces@uol.com.br

Juliana Fonseca de Oliveira Neri, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, São Paulo, Brasil, julianafoneri@gmail.com

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Publicado

2018-12-14

Como Citar

JUREMA PONCE, B.; FONSECA DE OLIVEIRA NERI, J. . Violência contra a criança, educação em direitos humanos e justiça curricular. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 2, p. 360–377, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i2.52511. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/52511. Acesso em: 22 dez. 2024.