PRESSUPOSTOS DE UMA PEDAGOGIA EMANCIPATÓRIA FRENTE AO VIÉS MERCADOLÓGICO DA TECNOLOGIA
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.74684Résumé
O presente artigo parte de uma pesquisa bibliográfica e tem o objetivo de refletir acerca das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto escolar, numa vertente crítica, possibilitando várias leituras no uso consciente e novas interações na relação dialógica entre professor-aluno. Parte da prática concreta do sujeito, compreendendo os determinantes históricos, aos quais estamos condicionados, e as múltiplas relações entre a realidade dos sujeitos e as condições sociais deflagradas pela sociedade capitalista. As possibilidades de reflexão vão ao encontro da necessidade de produção de significações no universo escolar diante da compreensão das tecnologias no cotidiano da sala de aula e da práxis educativa.
PALAVRAS-CHAVE: Reflexão; Formação Docente; Tecnologia.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.