MÍDIA E CIDADANIA: UMA RELAÇÃO NA PERSPECTIVA HISTÓRICA
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v34i1.6555Résumé
Neste trabalho fazemos uma reflexão sobre a comunicação, cidadania e a mídia, norteado teoricamente na obra de Paulo Freire, refletindo como os processos de comunicação e os processos midiáticos se inter-relacionam com a concepção de cidadania, no contexto de uma sociedade marcada pelo consumo. Para isso é feito uma brevíssima revisão histórica dos processos de comunicação, processos midiáticos e da evolução do conceito de cidadania, e como na sociedade atual a mídia e o consumo se tornam elementos fundamentais para se entender e exercer a cidadania.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.