DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA INTERCULTURALIDADE: A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65165

Resumo

O objetivo do artigo é refletir sobre os conceitos da internacionalização e da interculturalidade, traçando os desafios interculturais emergentes por conta da internacionalização em uma universidade comunitária da região Sul do Brasil, na perspectiva do gestor responsável pela internacionalização. Trata-se de um estudo de caso, no qual foi desenvolvida uma entrevista semiestruturada com o assessor de assuntos internacionais da instituição. Concluímos que a interculturalidade se apresenta desde a relação e concepções de internacionalização propostas pelas instituições de ensino superior do hemisfério norte, visto que elas tentam impor suas formas e modelos de internacionalização. As relações interpessoais necessitam de mediação do assessor de assuntos internacionais para que os alunos compreendam a realidade em que se inserem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deivid de Souza Soares, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, deividdesouza@yahoo.com.br

Mestre em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE/Canoas). Especialista em Alfabetização e Letramento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciado em Pedagogia – Anos Iniciais e Educação Infantil pela mesma instituição. Integrante do Grupo de Pesquisa “Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação” (GRUPO NETE / UNILASALLE / Canoas / CNPq). Professor da Rede Municipal de Canoas.

Charlene Bitencourt Soster Luz, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, charlenebs@gmail.com

Doutoranda em Educação pela Universidade La Salle - Canoas (bolsista CAPES/PROSUP). Mestra em Educação pela Universidade La Salle, Especialização em Formação Pedagógica de Professores pelas Escolas e Faculdades QI, Especialização em Finanças Empresariais pela Universidade Luterana do Brasil e Graduação em Logística pela Universidade Luterana do Brasil, sendo aluna laureada. Participa do grupo de pesquisa "Gestão educacional nos diferentes contextos" da Universidade La Salle. Professora de Administração, Recursos Humanos e Logística nas modalidades presencial e EAD. Ministro palestras e escrevo conteúdo sobre temas dessas áreas.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, hildegard.jung@unilasalle.edu.br

Doutora em Educação pela Universidade La Salle - Campus Canoas (2018). Mestrado em Educação pela URI - Campus Frederico Westphalen (2015), Especialização em Psicopedagogia Institucional (2009), e Graduação em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007). Atualmente é docente e Coordenadora do curso de Pedagogia, professora e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unilasalle.

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

SOARES, D. de S. .; LUZ, C. B. S. .; JUNG, H. S. . DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA INTERCULTURALIDADE: A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 199–215, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i1.65165. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65165. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos