ENEGRECENDO AS REFERÊNCIAS: INTERVENÇÕES POSSÍVEIS DO MOVIMENTO NEGRO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65156

Résumé

Este artigo busca apresentar algumas contribuições do Movimento Negro brasileiro para a educação, a partir das experiências e dos diálogos tecidos na realização do minicurso: “Enegrecendo as referências: epistemicídio, descolonização e intelectuais negras/os”. Por meio do relato de experiência e da revisão bibliográfica, procuramos analisar possíveis formas de intervenção do Movimento Negro na educação e o minicurso enquanto materialização das discussões para enfrentar o apagamento de intelectuais negras/os das referências bibliográficas. Constatamos que, com a entrada de sujeitos negros nas universidades e a necessidade de reconhecer e valorizar a história e cultura afrobrasileira no âmbito educacional, há um tensionamento nos/dos referenciais lidos, citados e refletidos, e que os diálogos produzidos pelo minicurso apontam a necessidade da construção de uma educação antirracista. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Monalisa Aparecida do Carmo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil, monalisacarmo3@gmail.com

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Educação e Graduada em História pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora substituta no Departamento de Educação, curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza (LICENA - UFV). Integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros de Viçosa (NEABViçosa) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Raça (Educagera - UFV).

Beatriz Gomes Cornélio, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil, gomesc.beatriz@gmail.com

Mestra em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB-Viçosa) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Raça (Educagera - UFV).

Lillian Ferreira Rodrigues, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil, lillianrodrigues19@gmail.com

Mestranda em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora da educação básica na prefeitura municipal de Ervália (PME), Minas Gerais. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero e Raça (Educagera - UFV).

Matheus Silva Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, freitassmat@gmail.com

Mestrando em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado (licenciatura e bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB Viçosa) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Raça (Educagera - UFV).

Téléchargements

Publié-e

2021-04-17

Comment citer

CARMO, M. A. do .; CORNÉLIO, B. G. . .; RODRIGUES, L. F. .; FREITAS, M. S. . ENEGRECENDO AS REFERÊNCIAS: INTERVENÇÕES POSSÍVEIS DO MOVIMENTO NEGRO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 80–94, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i1.65156. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65156. Acesso em: 21 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos