ESTÁGIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) NA AMAZÔNIA MARAJOARA: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ - BREVES
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.56978Résumé
O presente artigo tem como objetivo apresentar experiências de como se desenvolvem os estágios obrigatórios no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó-Breves. Caracteriza-se como uma pesquisa de base qualitativa. Como base teórica para as análises elegemos os estudos de Pimenta e Lima (2011), Franco (2012), Ghedin et al. (2015). Os (as) estudantes que fazem parte desse Campus são de diferentes municípios do Marajó, moradores do meio urbano e rural (ribeirinhos), o que faz com que os estágios se tornem grandes desafios, tanto para os (as) acadêmicos (as), quanto para os (as) professores (as), orientadores (as). Entretanto, os resultados apresentados indicam que os trabalhos realizados – entre ruas, rios e florestas – caminham na perspectiva de estágios como fonte de pesquisa, auxiliando na formação de professores (as) autônomos (as) e reflexivos (as) sobre e a partir da sua realidade sociocultural e educacional.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.