ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: NARRATIVAS DE DOCENTES EM FORMAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.56846Résumé
O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições do estágio supervisionado para alunos do curso de Pedagogia. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou narrativas (auto) biográficas de 32 discentes de uma instituição pública no estado do Rio de Janeiro, Brasil. A proposta da narrativa escrita foi considerada pelas docentes do componente curricular como uma forma de avaliação mais adequada aos propósitos reflexivos do estágio supervisionado, intervindo diretamente no processo de formação docente para cada licenciando. Utilizamos as contribuições de Tardif, Nóvoa e Pimenta, autores que pensam docência e estágio como elementos da formação de professores. As análises através da tematização conduziram para uma reflexão das vivências em estágio na formação e futura práxis pedagógicas. A investigação possibilitou uma compreensão mais ampla da escola e da universidade como espaços importantes no desenvolvimento profissional docente.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.