A regressão da audição e a barbárie: as (IM) possibilidades de transcendência da música estandardizada

Auteurs-es

  • Paola Regina Carloni Faculdade Araguaia; Faculdade Alfredo Nasser, Goiânia, Goiás, Brasil, paolacarloni@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-7067-6407

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v43i2.52298

Résumé

A arte é possibilidade de transcendência e humanização. Ao ser retirada do seu caráter reflexivo e lançada na lógica da indústria cultural, a arte se torna um elemento a ser consumido e expressão de barbárie, pois a alienação impede a humanização. A regressão da audição na música e sua estandardização são elementos que levam à alienação, impossibilitando a transcendência. Este trabalho compreende aspectos da música na atualidade, que impede o sujeito de viver plenamente a humanização e converte essa expressão da arte em barbárie. As análises nesse artigo são feitas com bases em uma pesquisa bibliográfica fundamentada nos conceitos da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt.

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Biographie de l'auteur-e

Paola Regina Carloni, Faculdade Araguaia; Faculdade Alfredo Nasser, Goiânia, Goiás, Brasil, paolacarloni@gmail.com

Publié-e

2018-12-14

Comment citer

CARLONI, P. R. A regressão da audição e a barbárie: as (IM) possibilidades de transcendência da música estandardizada. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 2, p. 288–305, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i2.52298. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/52298. Acesso em: 7 juill. 2024.