A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL EM NÍVEL SUPERIOR: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS

Auteurs-es

  • Andréia Ferreira Silva

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v32i2.3059

Résumé

O presente artigo busca analisar as primeiras experiências de formação superior do professor no país. Examina as propostas de formação do professor em nível superior, inclusive as do professor primário, debatidas e implementadas no período inicial de industrialização do país, de 1930 a 1946. Os debates em torno da preparação de docentes realizados nesse período estão marcados pelo contexto histórico e pelas disputas, entre educadores liberais e católicos, para a definição da política educacional do país. Os primeiros cursos instituídos no IE-USP (1934) e na UDF (1935), para a formação superior do professor em todos os níveis, propostos no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932, foram extintos com o advento do Estado Novo. Esse fato em muito condicionou a inserção da área da educação no interior da universidade brasileira.

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Publié-e

2007-12-26

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SILVA, A. F. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL EM NÍVEL SUPERIOR: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 261–277, 2007. DOI: 10.5216/ia.v32i2.3059. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3059. Acesso em: 22 mai. 2024.