O CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E AS POLÍTICAS DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO GOVERNO DE FHC
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v30i1.1289Resumo
O presente estudo analisa a criação e atuação do Conselho Nacional de Educação (CNE) no processo de implementação das políticas de ampliação e diversificação das instituições de ensino superior, via iniciativa privada, implementadas no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. O CNE é compreendido como um lócus onde se confrontam diferentes projetos para a educação no Brasil e, especificamente, para a educação superior. Para alcançar esse objetivo, a presente investigação analisa as principais reformas na organização e nas funções do CNE e a trajetória de seus membros como uma possibilidade de se conhecer a que projetos de educação e de ensino superior se vinculam.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.