O ENSINO DA LEITURA EM SALA DE AULA COM CRIANÇAS: A TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v37i1.18869Résumé
O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de doutorado (2011), cujo tema é a leitura dialógica. Trata-se da leitura de literatura clássica para reforçar aprendizagens e estabelecer conexões com a vida. Foram retomadas, também, algumas investigações que vêm acontecendo no campo da leitura e da escrita em âmbito nacional e seus avanços, no intuito de ampliar o debate. Tal atividade foi realizada pioneiramente em duas salas de aula de uma escola pública do interior do estado de São Paulo e teve como orientação a metodologia comunicativo-crítica, cuja base está na análise da realidade em parceria com os sujeitos. Como resultados destacamos os impactos positivos de uma leitura dialógica nas práticas docentes, no contexto e nas aprendizagens de crianças em sala de aula.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.