AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO E A LÓGICA CLASSIFICATÓRIA ILUMINISTA1

Auteurs-es

  • Daniela Silva Costa Campos

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v28i2.1450

Résumé

O termo “inclusão escolar” indica uma reestruturação no âmbito da educaçãoespecial, vinculada a uma discussão política mais ampla que vem sendo travada, desde a década de 1990, por organismos internacionais, acerca dos rumos a serem tomados pela educação. Através da exposição de tais políticas, que culminaram na elaboração das Diretrizes para Educação Especial na Educação Básica (MEC, 2001), o presente trabalho busca explicitar a afirmação de Skliar (1999) de que a lógica ali presente aproxima-se da lógica classificatória iluminista. A tentativa de absorver todos os discursos, toda a diferença é sintomática das políticas que subsidiam a chamada “educação para todos”, como se com tais prescrições legais tivéssemos uma demarcação definitiva entre excluídos/incluídos.

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Publié-e

2007-08-14

Comment citer

CAMPOS, D. S. C. AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO E A LÓGICA CLASSIFICATÓRIA ILUMINISTA1. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 145–165, 2007. DOI: 10.5216/ia.v28i2.1450. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1450. Acesso em: 6 juill. 2024.