PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: VIAS PARA SUBVERSÃO DO SUJEITO

Auteurs-es

  • Renato Silva

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v32i1.1403

Résumé

Este trabalho tem por fim contribuir com reflexões em torno da relação entre psicanálise e educação pedagógica, sem focar possíveis ou impossíveis contribuições que a psicanálise possa vir oferecer às metodologias pedagógicas, mas sobre o desejo e a ética de ambas, intuindo alimentar possibilidades para uma educação que vise o sujeito na posição de falante no mundo da linguagem. Este ensaio se divide em: a) introdução à reflexão de Freud sobre a educação; b) o desejo da pedagogia em relação à modernidade; c) mapeamento da construção do desejo da pedagogia em Kant e Hegel; d) introdução aos conceitos de Outro e Ideal-do-Eu articulados à construção do professor na modernidade; e) reflexão sobre ética e desejo entre psicanálise e pedagogia e f) considerações finais.

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Publié-e

2007-12-04

Comment citer

SILVA, R. PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: VIAS PARA SUBVERSÃO DO SUJEITO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 127–157, 2007. DOI: 10.5216/ia.v32i1.1403. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1403. Acesso em: 18 mai. 2024.