EDUCAÇÃO COMO AUTOCONSTITUIÇÃO DO SER HUMANO: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL

Auteurs-es

  • Marcos Aurélio Fernandes

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v32i1.1395

Résumé

Ao perguntar pelo ser da educação, investiga-se a educação enquanto fenômeno constitutivo essencial da existência humana. Expõe-se educação como autoconstituição e re-constituição do ser humano; como concreção da dinâmica da liberdade, que é a dinâmica do poder-ser, ou seja, da possibilidade e mpossibilidade, do empenho e da gratuidade, em que está em jogo a passagem da impropriedade à propriedade da existência, numa palavra, a auto-invenção do “homem humano”. A partir desta compreensão, por fim, pergunta-se que sentido tem a educação do outro, bem como toda a pretensão em que se funda a pedagogia.

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Publié-e

2007-12-04

Comment citer

FERNANDES, M. A. EDUCAÇÃO COMO AUTOCONSTITUIÇÃO DO SER HUMANO: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 69–89, 2007. DOI: 10.5216/ia.v32i1.1395. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1395. Acesso em: 19 mai. 2024.