IMPLICAÇÕES DA INCLUSÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO

Auteurs-es

  • Luciana Pacheco Pacheco Marques

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v31i2.1255

Résumé

A apreensão dos sentidos dados na atualidade à problemática vivida pelos sujeitos evidencia três diferentes concepções nos discursos da escola sobrediversidade, três formações ideológicas que bem caracterizam as atitudeshumanas diante da diferença: a da exclusão, a da integração e a da inclusão, identificados, respectivamente, como os paradigmas do isolamento, da visibilidade e da acessibilidade, sendo que cada uma delas implica em um olhar sobre o processo pedagógico. Temos, pois, a coexistência de três formações discursivas no processo pedagógico: a educação que “nega” a existência do outro; a que abriga e “enforma” o outro; e a que vive a “complexidade” do/no cotidiano em sua diversidade e riqueza.

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Publié-e

2007-08-08

Comment citer

MARQUES, L. P. P. IMPLICAÇÕES DA INCLUSÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 197–208, 2007. DOI: 10.5216/ia.v31i2.1255. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1255. Acesso em: 30 déc. 2024.