HISTORIA DOCENTE EN LA BASE COMÚN CURRICULAR NACIONAL (BNCC): HIBRIDACIÓN Y AFIRMACIÓN DE LA PERSPECTIVA DE LA INTERCULTURALIDAD FUNCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.67144Resumen
Presentamos en este artículo, a partir de un estudio cualitativo y documental, el análisis de algunos significantes relacionados con la educación para las relaciones raciales que, abordados como híbridos, se destacaron en el proceso de formulación del Currículo Base Común Nacional (BNCC) al señalar encubrimientos asociados con proyectos subyacentes. Concluimos destacando que la sustitución de los llamados enfoques predominantes por el listado de competencias en la versión de Bachillerato es un indicio del proceso de recontextualización que aleja la enseñanza de la Historia de su función formativa, pedagógica y educativa, al exacerbar la pragmatismo subyacente a la Pedagogía de Competencias, fundamento central del BNCC.
PALABRAS CLAVE: Políticas Curriculares. Enseñanza de la Historia. BNCC.
Descargas
Descargas
Publicado
Versiones
- 2025-11-25 (2)
- 2021-12-24 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



