COMO É SER DOCENTE NO CENÁRIO EDUCACIONAL EM 2019? A NARRATIVA COMO INSTRUMENTO DO TRABALHO DOCENTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65092

Resumen

Este artigo objetiva compreender narrativas produzidas por duas docentes sobre sua profissão em Alegrete/Rio Grande do Sul (RS). O estudo, caracterizado como de abordagem qualitativa, utiliza a narrativa enquanto ferramenta de pesquisa em Educação. As narrativas estão baseadas no resgate de vivências e experiências das colaboradoras do estudo, como estratégia de valorização do trabalho docente a partir do reconhecimento das memórias. Em nossas considerações concluintes e re-iniciantes evidenciamos que as narrativas não se limitam à crítica do trabalho desenvolvido pelas entrevistadas. Ao contrário, pressupõem um olhar de compreensão perante a caminhada de cada sujeito no campo educacional, com o intuito de conhecer a realidade docente a partir do ponto de vista de quem se encontra lá.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ivana Almeida Serpa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Alegrete, Rio Grande do Sul, Brasil, ivana.serpa1@gmail.com

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS ALEGRETE) e pós-graduada na especialização em Gestão Escolar pela Uniasselvi. Atualmente, bolsista do Programa Residência Pedagógica e auxiliar pedagógica em uma Escola Municipal de Alegrete.

Fani Averbuh Tesseler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, faniatess@gmail.com

Graduação em História (1979), mestrado em Educação (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, unidade Alegrete, tendo trabalhado no MEC/UERGS\ PARFOR em São Luis Gonzaga/Uergs e Pedagogia PARFOR/ Uergs em Porto Alegre.

Publicado

2021-04-17

Cómo citar

SERPA, I. A. .; TESSELER, F. A. . COMO É SER DOCENTE NO CENÁRIO EDUCACIONAL EM 2019? A NARRATIVA COMO INSTRUMENTO DO TRABALHO DOCENTE. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 294–308, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i1.65092. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65092. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos