REMINISCÊNCIAS DO PATRIMONIALISMO NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.64915

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar o modo como as metas e as estratégias do Plano Nacional de Educação (2014-2024) evidenciam, na relação públicoprivado, as transformações e as permanências do patrimonialismo brasileiro. Caracteriza-se como uma pesquisa documental e tem como fonte o Plano Nacional de Educação (2014-2024). Dentre o aporte teórico, mobiliza os conceitos de patrimonialismo e de relação público-privado. Utiliza como instrumento, para auxílio da produção dos dados, o software IRAMUTEQ. Os resultados sinalizam para uma permanência do patrimonialismo brasileiro, porém com modificações na relação público-privado em decorrência do fortalecimento das entidades do terceiro setor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heitor Lopes Negreiros, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, Espírito Santo, Brasil, heitornegreiros@hotmail.com

Graduado em Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Vila Velha; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Franceila Auer, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, Espírito Santo, Brasil, auerfranceila@gmail.com

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, Espírito Santo, Brasil, wagnercefd@gmail.com

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo; mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Programa de PósGraduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. É pesquisador com bolsa produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Eliza Bartolozzi Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, Espírito Santo, Brasil, elizappge@gmail.com

Graduada em História; mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo; doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-doutoramento na École Normale Supérieure de Lyon/França. Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de PósGraduação em Educação. É pesquisadora com bolsa produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Publicado

2021-04-17

Cómo citar

NEGREIROS, H. L. .; AUER, F.; SANTOS, W. dos; FERREIRA, E. B. . REMINISCÊNCIAS DO PATRIMONIALISMO NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024). Revista Inter Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 149–165, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i1.64915. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64915. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos