A AÇÃO DOCENTE COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA ESCOLA ESPECIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.63825

Resumo

Este trabalho investiga a ação de uma professora da escola especial na organização de situações favorecedoras ao ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual. Os dados, analisados com base na psicologia de Vigotski e coletados por entrevistas e observação das aulas, evidenciaram que a professora organiza sua prática focando o treino de habilidades de vida prática e diária, em acordo com as diretrizes da escola e com suas concepções sobre as potencialidades dos estudantes; atribui à formação especializada a mesma relevância dos saberes da prática profissional, e tem sua ação apoiada por equipe institucional multidisciplinar. No que se refere a esse último aspecto, sugere-se discutir possibilidades para que iniciativas semelhantes sejam replicadas como apoio à proposta da educação inclusiva e ao desafio de construir uma escola de qualidade para todos.

PALAVRAS-CHAVE: Deficiência Intelectual. Formação de Professores. Prática Pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itale Luciane Cericato, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema, São Paulo, Brasil, italecericato@hotmail.com

Psicóloga, bacharela e licenciada pela Faculdade Paulistana de Ciências e Letras (2001). Mestre em Psicologia pela Universidade São Marcos (2006). Doutora em Educação: psicologia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). É docente do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação da Universidade Federal de São Paulo.

Anderson Ricardo Júnior da Rocha Silva, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema, São Paulo, Brasil, rj.krocha@gmail.com

Licenciado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2021). Professor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-12-24

Como Citar

CERICATO, I. L.; SILVA, A. R. J. da R. . A AÇÃO DOCENTE COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA ESCOLA ESPECIAL . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 1620–1635, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i3.63825. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/63825. Acesso em: 29 mar. 2024.