ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OS DESAFIOS DA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.56951

Resumen

Las concepciones formativas que subsidian teóricamente el estadio supervisado curricular obligatorio de las licenciaturas de educación física se han constituido un polémico campo de debate, especialmente cuando se remeten a la discusión de la relación entre teoría y práctica. Basándose en la Teoría Crítica de la Escuela de Frankfurt, este artículo analiza el modo como la relación entre teoría y práctica es discutida en las producciones científicas del postgrado stricto sensu que tematizan el estadio. La crítica inmanente y los principios de la dialéctica negativa de Theodor Adorno subsidiaron el análisis de los datos y posibilitaron la comprensión de las contradicciones existentes en las propuestas conciliadoras entre teoría y práctica, que prometen resolver los problemas de la formación de profesores y de la asociación entre universidad y escuela, bajo el involucro de la criticidad.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lílian Brandão Bandeira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - ESEFFEGO.

Professora da área de Didáticas, Práticas e Estágio Supervisionado da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (ESEFFEGO), câmpus da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Possui Licenciatura em Educação Física, Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental, Mestrado e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem experiência docente na Educação Básica, no Ensino Superior e com a coordenação de programas nacionais de formação de professores. Atualmente é Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica da UEG.

Sílvia Rosa da Silva Zanolla, Faculdade de Educação da UFG

Possui graduação em Psicologia e Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Doutorado e Pós-Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). É professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), atuando na graduação em Psicologia e na pós-graduação em Educação, com experiência em pesquisas com ênfase em psicologia social e educacional a partir da abordagem teórico crítica da Escola de Frankfurt.

Sandra Valéria Limonta Rosa, Faculdade de Educação da UFG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG); mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/Marília) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora associada da Universidade Federal de Goiás na Faculdade de Educação, no curso de Pedagogia (área de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo).

Publicado

2020-01-01

Cómo citar

BANDEIRA, L. B.; DA SILVA ZANOLLA, S. R.; LIMONTA ROSA, S. V. ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OS DESAFIOS DA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 44, n. 3, p. 667–683, 2020. DOI: 10.5216/ia.v44i3.56951. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56951. Acesso em: 1 jul. 2024.