ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OS DESAFIOS DA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.56951Resumen
Las concepciones formativas que subsidian teóricamente el estadio supervisado curricular obligatorio de las licenciaturas de educación física se han constituido un polémico campo de debate, especialmente cuando se remeten a la discusión de la relación entre teoría y práctica. Basándose en la Teoría Crítica de la Escuela de Frankfurt, este artículo analiza el modo como la relación entre teoría y práctica es discutida en las producciones científicas del postgrado stricto sensu que tematizan el estadio. La crítica inmanente y los principios de la dialéctica negativa de Theodor Adorno subsidiaron el análisis de los datos y posibilitaron la comprensión de las contradicciones existentes en las propuestas conciliadoras entre teoría y práctica, que prometen resolver los problemas de la formación de profesores y de la asociación entre universidad y escuela, bajo el involucro de la criticidad.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.