ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OS DESAFIOS DA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.56951

Abstract

The formative conceptions that theoretically subsidize the compulsory curricular supervised internship of physical education degrees have become a controversial field of debate, especially whylie refering to the discussion of the relationship between theory and practice. Based on the Critical Theory of the Frankfurt School, this article analyzes how the relation between theory and practice is discussed in the scientific productions of the stricto sensu postgraduate witch thematize stage. Immanent criticism and the principles of Theodor Adorno's negative dialectic supported the analysis of the data and made possible the understanding of contradictions existing in the proposals witch concile theory and practice and promise to solve the problems of teacher formation and of the partnership established between university and basic school, under the casing of criticality.

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Author Biographies

Lílian Brandão Bandeira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - ESEFFEGO.

Professora da área de Didáticas, Práticas e Estágio Supervisionado da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (ESEFFEGO), câmpus da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Possui Licenciatura em Educação Física, Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental, Mestrado e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem experiência docente na Educação Básica, no Ensino Superior e com a coordenação de programas nacionais de formação de professores. Atualmente é Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica da UEG.

Sílvia Rosa da Silva Zanolla, Faculdade de Educação da UFG

Possui graduação em Psicologia e Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Doutorado e Pós-Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). É professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), atuando na graduação em Psicologia e na pós-graduação em Educação, com experiência em pesquisas com ênfase em psicologia social e educacional a partir da abordagem teórico crítica da Escola de Frankfurt.

Sandra Valéria Limonta Rosa, Faculdade de Educação da UFG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG); mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/Marília) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora associada da Universidade Federal de Goiás na Faculdade de Educação, no curso de Pedagogia (área de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo).

Published

2020-01-01

How to Cite

BANDEIRA, L. B.; DA SILVA ZANOLLA, S. R.; LIMONTA ROSA, S. V. ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OS DESAFIOS DA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 3, p. 667–683, 2020. DOI: 10.5216/ia.v44i3.56951. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56951. Acesso em: 1 jul. 2024.