A IMPORTÂNCIA DOS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA FREIRIANA PARA ORIENTAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS NO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.56914Resumen
En ese artículo son presentadas algunas discusiones y resultados de la primera etapa de una pesquisa cualitativa en andamiento, de carácter bibliográfico (LIMA; MIOTO, 2007; SALVADOR, 1986) la cual es orientada por los objetivos: investigar, en las construcciones teóricas y en las acciones dialógicas del “método de alfabetización” de Paulo Freire, contribuciones para la organización didáctica de las pasantías curriculares supervisionadas en el curso de Pedagogía y sistematizar orientaciones teóricas y prácticas para las pasantías curriculares supervisionadas, en una perspectiva problematizadora y crítica a partir de la práxis freiriana. Los resultados apuntan algunos principios fundamentales de la pedagogía freiriana para las orientaciones de las docencias durante las pasantías: la curiosidad, la criticidad, la relación lectura de mundo-lectura de la palabra, la pesquisa, la dialogicidad.
Palabras-clave: Formación inicial. Pedagogía. Pasantía Supervisionada. Paulo Freire.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.