Violência, juventudes e educação: uma leitura sobre construções discursivas

Autores/as

  • Valentina Carranza Weihmuller Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, cw.valentina@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-1559-8354
  • Vera Helena Ferraz de Siqueira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, verahfs@yahoo.com.br
  • Andréa Costa da Silva Universidade da Força Aérea (UNIFA), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, acostadasilva@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-4130-1646

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i2.52490

Resumen

O artigo lança mão do enquadramento de vertentes sócio antropológicas e pós estruturalistas para discutir/tensionar a noção de violência, evidenciando-a como narrativa, instituidora de “regimes de verdades”. Aborda, nessa mesma perspectiva, as estatísticas produzidas pelo Estado e faz uma análise de “textos” no campo da educação em saúde, caracterizando-os como estratégias discursivas de saber-poder, monopolizadas pelos aparelhos midiáticos, que funcionam como norteadores dos campos de ação e das prioridades das políticas públicas, ao mesmo tempo que exercem um domínio sobre as formas através das quais os próprios agentes sociais (entre eles os próprios jovens) se colocam em relação a seus problemas e possibilidades de superá-los.

 

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Biografía del autor/a

Valentina Carranza Weihmuller, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, cw.valentina@gmail.com

Vera Helena Ferraz de Siqueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, verahfs@yahoo.com.br

Andréa Costa da Silva, Universidade da Força Aérea (UNIFA), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, acostadasilva@gmail.com

Publicado

2018-12-14

Cómo citar

CARRANZA WEIHMULLER, V.; HELENA FERRAZ DE SIQUEIRA, V.; COSTA DA SILVA, A. . Violência, juventudes e educação: uma leitura sobre construções discursivas. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 43, n. 2, p. 341–359, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i2.52490. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/52490. Acesso em: 17 jul. 2024.