As teorias sobre alfabetização e os impasses em torno do caráter social dos objetos de conhecimento

Autores/as

  • Julia Maria Borges Anacleto Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, julia.anacleto80@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.50800

Resumen

O artigo apresenta uma discussão em torno da questão do caráter social da linguagem escrita e do papel do outro na sua aprendizagem a partir de revisão bibliográfica centrada em representantes das principais correntes de estudos sobre a alfabetização de crianças no Brasil. Apontando os limites que os estudos histórico-culturais de Smolka atribuem à perspectiva psicogenética, retomam-se os estudos de Emilia Ferreiro acerca do aspecto social implicado na alfabetização e sua importância para a discussão acerca dos determinantes estruturais da construção do conhecimento sobre a escrita. Por último, são apresentados alguns trabalhos no campo da aquisição da escrita que tomam a psicanálise lacaniana como referencial, destacando a inflexão do debate ao pensar a linguagem como lei estrutural do campo social.

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Biografía del autor/a

Julia Maria Borges Anacleto, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, julia.anacleto80@gmail.com

Publicado

2019-03-12

Cómo citar

MARIA BORGES ANACLETO, J. As teorias sobre alfabetização e os impasses em torno do caráter social dos objetos de conhecimento. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 850–863, 2019. DOI: 10.5216/ia.v43i3.50800. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50800. Acesso em: 22 dic. 2024.