As teorias sobre alfabetização e os impasses em torno do caráter social dos objetos de conhecimento

Authors

  • Julia Maria Borges Anacleto Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, julia.anacleto80@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.50800

Abstract

O artigo apresenta uma discussão em torno da questão do caráter social da linguagem escrita e do papel do outro na sua aprendizagem a partir de revisão bibliográfica centrada em representantes das principais correntes de estudos sobre a alfabetização de crianças no Brasil. Apontando os limites que os estudos histórico-culturais de Smolka atribuem à perspectiva psicogenética, retomam-se os estudos de Emilia Ferreiro acerca do aspecto social implicado na alfabetização e sua importância para a discussão acerca dos determinantes estruturais da construção do conhecimento sobre a escrita. Por último, são apresentados alguns trabalhos no campo da aquisição da escrita que tomam a psicanálise lacaniana como referencial, destacando a inflexão do debate ao pensar a linguagem como lei estrutural do campo social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Julia Maria Borges Anacleto, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, julia.anacleto80@gmail.com

Published

2019-03-12

How to Cite

MARIA BORGES ANACLETO, J. As teorias sobre alfabetização e os impasses em torno do caráter social dos objetos de conhecimento. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 850–863, 2019. DOI: 10.5216/ia.v43i3.50800. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50800. Acesso em: 16 aug. 2024.