Estado e educação do campo: a influência dos organismos internacionais na elaboração de políticas públicas educacionais para o campo brasileiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i1.46081

Resumen

O marco do surgimento da Educação do Campo ocorre em 1997, em um encontro sediado em Luziânia – GO organizado primordialmente pelo Conselho Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST), Universidade de Brasília e as organizações internacionais: UNESCO e UNICEF. Em nosso estudo temos como objetivo analisar as contradições da institucionalização da Educação do Campo. Para isso, buscamos refletir acerca do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Objetivamos também mostrar a influência do Banco Mundial nos projetos educacional e investigar seu projeto para o campo e a educação no campo brasileiro. Para isso, utilizamos pesquisa bibliográfica e documental, analisando relatórios do Banco Mundial, bem como dados fornecidos pelo ministério da educação.

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Biografía del autor/a

Sávia Bona Vasconcelos Soares, Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF), Brasília, Distrito Federal, Brasil, saviabona@gmail.com

Publicado

2018-09-21

Cómo citar

BONA VASCONCELOS SOARES, S. Estado e educação do campo: a influência dos organismos internacionais na elaboração de políticas públicas educacionais para o campo brasileiro. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 240–258, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i1.46081. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/46081. Acesso em: 17 may. 2024.