HISTÓRIA, MEMÓRIA E EXPERIÊNCIA: A TRAJETÓRIA DE VERA E JOSÉ CARLOS BARRETO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v32i2.3048Resumen
Este artigo discute alguns resultados de pesquisa que visava compreender as contribuições do legado da educação popular à educação de jovens adultos (EJA) no Brasil. Considerando que o ideário construído em torno da educação popular gestado no início dos anos 1960, tem uma influência importante na configuração
das práticas de educação de jovens e adultos, optou-se por estudar as trajetória de alguns educadores, cujas estórias foram marcadas pelo envolvimento e experiências ocorridas a partir desse período. Por meio de entrevistas orais devida com recorte temático, buscou-se reconstruir a memória e a experiência desses educadores. O presente texto focaliza os itinerários de Vera Barreto e José Carlos Barreto a partir dos anos 1960, revelando o modo como as trajetória desses educadores foram construídas, marcadas pela militância político pedagógico na área e conectadas ao pensamento de Paulo Freire.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.