A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: AS CONTRADIÇÕES E OS AVANÇOS POSSÍVEIS NA REALIDADE CEARENSE.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.62773

Abstract

 

The article discusses the complex scenario of financing higher education and researches the affirmative policies of Brazilian student finance. Thus, a study aims to analyze the phenomenon of the commercialization of Brazilian Higher Education, through affirmative policies: FIES and PROUNI. The study initially presents a brief historical review, of the relationship between education as a right / commodity and a field research, with a case study carried with students, students of Social Service of private HEI, located in the central brackland of Ceará, city of Icó, who accessed Higher Education through FIES and PROUNI. After analyzing the content of the interviews, we recognize the impact of such policies in a market context with a strong privatization process in Brazilian higher education, central brackland of Ceará

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Author Biographies

Karine Pinheiro de Souza, Universidade de Aveiro(UA), Aveiro, Portugal, kpinheiro.projetos@gmail.com

Pós-doc em Ciências Socais, Políticas e do Território -Universidade de Aveiro, Doutora em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa -Universidade do Minho/Portugal. Mestra em Políticas Públicas e Planejamento -UECE, Especialização Gestão Escolar -UECE e Informática Educativa-UFRGS, graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. Foi professora substituta da Universidade Federal do Ceará -UFC. Coordenou o Projeto Agentes Digitais(UFCVirtual), objeto de estudo no doutorado, foi pesquisadora visitante no Knowledge Media Institute (KMi) -Open University -Reino Unido. Foi orientadora da Célula de Formação de Professores na Secretaria de Educação do Estado do Ceará -SEDUC -CE. Premiação na área de TIC, com o projeto RiverWalk Brasil, parceria com Universidade de Michigan, Edital Economia Criativa na categoria Formação para competências criativas -Ministério da Cultura.

Nayana Lima Santos , Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil, nayanalimaas@gmail.com

Possui graduação pela Universidade Estadual do Ceará (2009.2). Especialista em gestão Pública pela Universidade Estadual do Ceará (2012). Mestre em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade pela Estácio de Sá. Mestranda em Serviço Social, Trabalho e Questão Social pela Universidade Estadual do Ceará (2018). Tem experiência como docente no curso de Serviço Social. Atualmente atua como Diretora Especial do Trabalho e Assistência Social -Município de Jaguaribe/Ceará.

Rafael dos Santos da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará,Brasil, cmarafael50@gmail.com

Possui graduação e mestrado em Administração. Cursa doutorado em Sociologia na Universidade de Coimbra -UC. Faz carreira no Magistério Superior lotado na Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Administração Pública, Sociologia e Docência. Contribui em váriosmovimentos sociais relacionados a violência, direitos humanos e combate a pobreza. Participa como convidado do grupo do Observatório de Políticas Públicas da UFC e do Observatório de Políticas Públicas do meio Rural da UFC. Concentra interesse nas seguintes áreas: desenvolvimento, pobreza (rural/urbana), distribuição de renda, cidades, violência.

Published

2020-10-03

How to Cite

SOUZA, K. P. de; SANTOS , N. L.; SILVA, R. dos S. da. A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: AS CONTRADIÇÕES E OS AVANÇOS POSSÍVEIS NA REALIDADE CEARENSE. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 2, p. 317–334, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i2.62773. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62773. Acesso em: 2 jul. 2024.