A prática da leitura, o exemplo e a educação moral na escola primária
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v43i1.50280Abstract
O presente artigo destaca uma prática de leitura, proposta pela professora primária Ana Facó (1855-1926), na cidade de Fortaleza, no começo do século XX. O objetivo do estudo é demonstrar a aplicação do método intuitivo na sala de aula, por meio da leitura de um conto, no qual o exemplo apresentado visava à educação moral dos alunos. Nos aspectos metodológicos, o estudo utilizou o jornal como fonte. No setor hemeroteca, da biblioteca pública estadual, no setor de microfilmagem, foi localizada uma série de nove contos publicada na coluna Escola, intitulada “Minha Palmatória – para crianças”, em edições diferentes do Jornal do Ceará, no período de maio a junho de 1907. Embora conservadora, porque previa o controle das crianças e a manutenção da ordem social, tal estudo é relevante pela influência da pedagogia de J. H. Pestalozzi (1746-1827), na questão da educação moral na escola primária.
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