Políticas públicas de gênero em Santa Catarina: uma análise dos currículos de graduação e pós-graduação

Authors

  • Mareli Eliane Graupe Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC ), Lages, Santa Catarina, Brasil, marelieliane@gmail.com http://orcid.org/0000-0003-1376-7836
  • Geraldo Augusto Locks Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC ), Lages, Santa Catarina, Brasil, geraldolocks@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-8361-1656
  • Josilaine Antunes Pereira Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC ), Lages, Santa Catarina, Brasil, antunesjo@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48951

Abstract

Esse artigo refere-se a uma pesquisa realizada nas Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina sobre a inclusão de gênero, sexualidade e diversidade na Estrutura Curricular de Cursos de Licenciaturas e de Pós-Graduação em Educação. O referencial teórico abarca os/as autoras/es como Scott (1995), Louro (1997), Grossi (1998) e Beauvoir (1980). Trata-se de uma pesquisa documental numa abrangência de 167 IES contabilizando os seus respectivos polos. Dessas Instituições pesquisadas, 53 apresentam disciplina sobre o foco da pesquisa nos Cursos de Licenciatura e em 12 delas a temática é apresentada nos Cursos de Pós-Graduação em Educação. Os dados demonstram que apesar de retrocessos como a exclusão da categoria gênero em alguns Planos Municipais, Estaduais e o Nacional de Educação, da aprovação de Projetos de Lei da Escola sem Partido, a discussão de gênero e sexualidade resiste e faz-se presente significativamente nas IES no Estado de SC.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mareli Eliane Graupe, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC ), Lages, Santa Catarina, Brasil, marelieliane@gmail.com

Geraldo Augusto Locks, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC ), Lages, Santa Catarina, Brasil, geraldolocks@gmail.com

Josilaine Antunes Pereira, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC ), Lages, Santa Catarina, Brasil, antunesjo@hotmail.com

Published

2019-02-01

How to Cite

ELIANE GRAUPE, M. .; AUGUSTO LOCKS, G. .; ANTUNES PEREIRA, J. . Políticas públicas de gênero em Santa Catarina: uma análise dos currículos de graduação e pós-graduação . Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 725–738, 2019. DOI: 10.5216/ia.v43i3.48951. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48951. Acesso em: 16 aug. 2024.