REPRESENTAÇÕES DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1957 - 1969)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.72062Resumo
O Colégio de Aplicação da Universidade de São Paulo foi concebido para ser um espaço de formação de seus alunos de licenciatura, bem como para realizar experimentação pedagógica. Nos seus doze anos de existência, esta escola foi marcada por práticas inovadoras e por disputas políticas, que levaram à sua extinção. Este trabalho procura compreender, sob a ótica da renovação pedagógica, três diferentes representações do Colégio de Aplicação da USP realizadas por dois capítulos de livro e um artigo. Para tanto, usa o conceito de representação, formulado por Roger Chartier, como presentificação e construção do ausente. As representações sobre o Colégio de Aplicação da USP se diferenciam pela visão histórica das autoras, bem como pelo período em que foram elaboradas.
PALAVRAS-CHAVE: Representação; Renovação Pedagógica; Colégio de Aplicação; Universidade de São Paulo.
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