NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO: NOTAS DE UMA RACIONALIDADE EXCLUDENTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v45i1.61160Resumo
Este ensaio teórico objetiva problematizar o neoliberalismo a partir das contribuições de Michel Foucault, compreendendo-o como uma racionalidade que articula uma sofisticação do poder biopolítico. Se lança a tecer notas que almejam problematizar os recentes acontecimentos no nosso país, percebendo cada vez mais, pautas neoliberais se alargando dentro do campo da educação sob os signos do progresso e da inovação, onde o “Future-se” e “Novos Caminhos” enquanto programas neoliberais bolsonaristas, de um lado articula a defesa de uma privatização e a desnacionalização da educação pública e do outro fomenta ideários e práticas conservadoras e autoritárias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.