NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO: NOTAS DE UMA RACIONALIDADE EXCLUDENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i1.61160

Resumo

Este ensaio teórico objetiva problematizar o neoliberalismo a partir das contribuições de Michel Foucault, compreendendo-o como uma racionalidade que articula uma sofisticação do poder biopolítico. Se lança a tecer notas que almejam problematizar os recentes acontecimentos no nosso país, percebendo cada vez mais, pautas neoliberais se alargando dentro do campo da educação sob os signos do progresso e da inovação, onde o “Future-se” e “Novos Caminhos” enquanto programas neoliberais bolsonaristas, de um lado articula a defesa de uma privatização e a desnacionalização da educação pública e do outro fomenta ideários e práticas conservadoras e autoritárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Guedes Da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPE). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGE-UFPE). Graduado em Pedagogia pela Unversidade Federal de Pernambuco (CE-UFPE). Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas Foucault e Educação (GEPFE-UFPE). Atualmente é Professor Substituto do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DEd-UFRPE).

Ana Flor Fernandes Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas Foucault e Educação (GEPFE-UFPE). 

Diogo Pedro da Silva Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPE). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas Foucault e Educação (GEPFE-UFPE).

Karina Mirian da Cruz Valença Alves, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGE-UFPE). Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE-UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPE) da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Foucault e Educação (GEPFE-UFPE).

Downloads

Publicado

2020-05-15

Como Citar

DA SILVA, R. G.; RODRIGUES, A. F. F.; FERNANDES, D. P. da S.; ALVES, K. M. da C. V. NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO: NOTAS DE UMA RACIONALIDADE EXCLUDENTE. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 45, n. 1, p. 123–133, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i1.61160. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61160. Acesso em: 26 set. 2022.