O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENTRE FRONTEIRAS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA “REAL”
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.56889Resumo
Este estudo coloca em questão o processo de instituição de um efetivo diálogo interdisciplinar entre os cursos de formação de professores e as instituições de educação básica parceiras nos projetos de Estágios Curriculares Supervisionados. Por meio da análise do movimento histórico dos mecanismos legais que instituem a obrigatoriedade da organização de Estágios Curriculares Supervisionados em escolas da comunidade, intenta-se mostrar os desafios para a construção dessa interlocução. Estrutura-se a partir dos três momentos constituintes da Pesquisa-ação: tematização: momento de exposição do referencial teórico; investigação: momento especulativo ou de experimentação do plano de trabalho e síntese dialógica da ação: momento demonstrativo do resultado da investigação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.