Das políticas contraditórias de flexibilização e de centralização: reflexões sobre a história e as políticas da Educação Infantil em Goiás.

Autores

  • Ivone Garcia Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v33i2.5273

Resumo

O artigo apresenta um conjunto de reflexões teórico-metodológicas sobre a educação infantil no estado de Goiás, destacando um conjunto de informações e dados significativos no estado e, em especial, no município de Goiânia. Os dados apresentados, constituídos a partir de uma perspectiva dialética (Marx, 1983), tiveram como referência vários estudos e investigações desenvolvidos nos últimos sete anos. Várias produções marcaram a trajetória do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Infância e sua Educação, da FE/UFG (GEPIED), articulando-se ao projeto de pesquisa “Políticas Públicas e Educação da Infância em Goiás: história, concepções, projetos e práticas”. Os resultados das investigações e reflexões permitem discutir a constituição do campo específico da Educação Infantil e das políticas a ela relacionadas no Estado e em níveis nacional e internacional, traduzindo-se suas diversas contradições. Observa-se que a reestruturação produtiva, o fortalecimento do neoliberalismo e as políticas de descentralização de recursos e centralização de poder no Estado gera um paradoxo: a Educação Infantil é vista como forma de efetivação de uma política voltada para o desenvolvimento político-social, mas, ao mesmo tempo, é classificada como problema, havendo um movimento crescente de privatização e filantropização do público no caso da Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-19

Como Citar

BARBOSA, I. G. Das políticas contraditórias de flexibilização e de centralização: reflexões sobre a história e as políticas da Educação Infantil em Goiás. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 379–393, 2008. DOI: 10.5216/ia.v33i2.5273. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5273. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)